Raul Mourão, um dos maiores nomes das artes plásticas no Brasil, foi convidado pelo Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul, para desenvolver a arte do pôster oficial, e também criar produtos personalizados como camisas, blocos e canecas, para serem vendidos na La Boutique, loja do evento.
Nascido no Rio de Janeiro, Raul Mourão é conhecido por suas esculturas cinéticas. Segundo o artista o ponto de partida foi pensar os elementos básicos do jogo: a quadra, a rede, a raquete e a bola, elementos do tênis sem a vida, o jogo sem o movimento, sem o humano. Então foi fazendo experiências escultóricas com a raquete em um movimento pendular sobre uma estrutura geométrica, surgindo enfim a ideia para o pôster oficial. Mourão criou uma escultura com tênis como tema e depois enviou ao estúdio do fotógrafo Pepê Schettino para criar a imagem. A arte e o esporte são como irmãos. São expressões/invenções do homem que entregam beleza, capacidade de arrebatamento, de emocionar, de transformar.
O Rio Open é um dos 13 campeonatos de nível ATP 500, uma das categorias mais importantes do tênis. Mantendo a tradição, jogadores da elite do tênis mundial estarão na chave principal. Vice-campeão de Roland Garros, o número 8 do mundo Dominic Thiem, da Áustria, marca presença de novo, assim como o italiano Fabio Fognini e o atual campeão Diego Schwartzman, da Argentina, formando a trinca do top 20.
Grande revelação brasileira, Thiago Wild disputará seu primeiro ATP 500 após conquistar a vaga na Maria Esther Bueno Cup. Uma das melhores duplas do mundo, formada pelo brasileiro Bruno Soares e pelo escocês Jamie Murray, também está garantida na competição.
As vendas de ingressos são feitas pelo site www.tudus.com.br/rioopen