Aconteceu no dia 14 de abril, no roof top do MAR – Museu de Arte do Rio, com vista deslumbrante da Baía de Guanabara e da nova Praça Mauá, o lançamento do Movimento Rio Moda Rio. Muito mais que uma semana de moda, o novo formato conta com ações diferenciadas e distribuídas durante todo o ano, além de novas abordagens para alavancar o crescimento da economia criativa do estado. O Rio de Janeiro, inspirador de um lifestyle desejado no mundo todo, retoma sua vocação natural para a moda. O Rio Moda Rio, que tem o Sistema FIRJAN como principal parceiro, foi desenhado em conjunto pelos empresários Luiz Calainho, da L21, e Duda Magalhães, da Dream Factory, com a curadoria de Carlos Tufvesson. Grande parte dos representantes da moda carioca, patrocinadores de peso, curadores, estilistas, mídia, empreendedores foram prestigiar a coletiva e saíram muito entusiasmados com a nova plataforma. O Rio Moda Rio dará seu pontapé inicial com uma semana de desfiles, entre 14 e 18 de junho, no Píer Mauá, apresentando marcas como Osklen, Lenny, Isabela Capeto, Patricia Vieira, Blue Man e Alessa. A programação multidisciplinar seguirá ao longo do ano, com edital para novos estilistas, sendo que três deles serão premiados com a participação na segunda edição do evento; ciclos de palestras temáticas em faculdades; exposições de relevância cultural e artística para a cidade; e, no fim do ano, um prêmio dedicado aos melhores do segmento em 12 diferentes categorias.
O Rio Moda Rio também vai contar com um espaço dedicado ao consumidor final para comercialização de produtos das marcas participantes, bem como de novos estilistas e designers. Na área de gastronomia montada no evento no Píer Mauá, outros setores industriais, como de cachaça e cerveja, também serão envolvidos. O movimento é um catalisador da indústria criativa e potencializa a participação da indústria do estado do Rio em diversas outras atividades.